Gincana sobre rodas

A «Gincana sobre Rodas» foi uma atividade desenvolvida pelas turmas 3, 4, 5 e 6 do sétimo ano na Feira do Livro de Braga e nas Escolas do 1º ciclo do Agrupamento (EB1 S Vitor - JI/EB1 Enguardas - JI/EB1 Bairro da Alegria - JI/EB1 Quinta da Veiga e EB1 Misericórdia).

De uma forma simbólica e lúdica, esta experiência procurou ajudar as pessoas a «sentir na pele» algumas das dificuldades vividas por quem, na nossa cidade, tem de circular em cadeira de rodas, possui alguma dificuldade de mobilidade devido à idade mais avançada ou à falta de visão ou, ainda, simplesmente circula com uma criança num carrinho de bebé. 

Concretamente, a atividade consistia em circular numa cadeira de rodas, através de um percurso que simulava um passeio com uma série de obstáculos: poste no meio do passeio, piso em mau estado de conservação, rampa com desnível acentuado e automóvel estacionado em cima do passeio. Ao lado de cada obstáculo encontrava-se uma fotografia com um exemplo real observado na nossa cidade. 

Esta experiência procurou colocar as pessoas «a pensar» nas razões da existência destes e de outros obstáculos, sensibilizando-as para a necessidade de colaborarem na sua eliminação. 

Paralelamente a esta atividade, as pessoas foram convidadas a realizar um jogo sensorial no qual lhes era pedido que identificassem objetos/materiais que se encontravam no interior de caixas, utilizando unicamente o tato.

"Viver a realidade..."
  • No Parque de Exposições de Braga, na Feira do Livro

 


 
 
 

Vídeos no parque de exposições de Braga durante a Feira do Livro

Vídeo 1       Vídeo 2      Vídeo 3       Vídeo 4    Vídeo 5    Vídeo 6









21 comentários:

  1. É mesmo assim: a melhor forma de aprendermos é vivermos as coisas...

    ResponderEliminar
  2. devemos ajudar-mos os outros para quando precisarmos ele também ajudarem-nos

    ResponderEliminar
  3. Foi uma iniciativa fantástica só vivenciando factos é que se toma conta da realidade.Parabéns pela iniciativa.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pela iniciativa! Foi um verdadeiro sucesso! Esta atividade foi esperada com um enorme entusiasmo pelos alunos logo de manhã quando se aperceberam que algo de diferente ia acontecer na escola deles!

    ResponderEliminar
  5. Gostei bastante do blog porque mostra como as pessoas querem entender como é ter um deficiência e como podemos ajudar as pessoas

    Estefana Soares 7º4

    ResponderEliminar
  6. eu achei este blog interessante porque ajudou me a perceber que devemos ajudar as pessoas com dificuldades motoras ...etc.
    Tatiana Teixeira 7º4

    ResponderEliminar
  7. parabéns achei uma boa iniciativa, pois ninguém pensa nas dificuldades que as outras pessoas passam no seu dia a dia.
    carolina andrade 8º7

    ResponderEliminar
  8. Parabéns, só assim os alunos se aperceberam, realmente, das dificuldades sentidas pelas pessoas portadoras de deficiência, no dia a dia.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. foi uma boa iniciativa pois levamos as pessoas a conhecer as dificuldades das pessoas com deficiências fisicas

    joao abreu 7º5

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito de participar. Foi uma boa iniciativa para demonstrar as dificuldades do dia a dia de muitas pessoas no Mundo!!
    Muitos parabéns!

    Francisca Costa 7.º5

    ResponderEliminar
  12. Parabéns pela atividade, pois deu a perceber as dificuldades que as pessoas que andam de cadeira de rodas encontram no dia a dia.
    Joana Pereira Francisco - 7º5

    ResponderEliminar
  13. pode perceber as dificuldades de algumas pessoas. Eu achei este projecto uma boa iniciativa.
    cristiana lopes 7 6

    ResponderEliminar
  14. eu gostei muito desta iniciativa pois conseguimos perceber algumas das dificuldades que as pessoas com deficiência passam.
    Cristiana Peixoto 7/6

    ResponderEliminar
  15. A gincana serviu para as pessoas perceberem o que as pessoas com uma validade reduzida sofrem com os obstáculos.

    ResponderEliminar
  16. Na gincana sobre rodas eu consegui perceber o que as pessoas com deficiência sentiam quando lhes apareciam um obstaculo.

    ResponderEliminar
  17. Esta iniciativa é muito boa pois faz com que as pessoas e os mais pequeninos percebam as dificuldades das pessoas de cadeiras de rodas no dia-a-dia.Espero que esta iniciativa as pessoas passem a ajudar as pessoas de cadeiras de rodas quando estas estão com dificuldades.Eu não fui a este concurso mas gostaria de ir pois assim percebia o que era andar de cadeiras de rodas no dia-a-dia.Espero que daqui para a frente seja um mundo melhor (:
    Tiago Ferreira 8º1 nº26

    ResponderEliminar
  18. Esta iniciativa e boa porque podemos perceber como as pessoas com problemas se sentem.
    Joao Manuel 7º1

    ResponderEliminar
  19. Foi uma boa iniciativa pois podemos perceber as dificuldades que as pessoas com deficiência têm.
    gonçalo Filipe 7º1

    ResponderEliminar
  20. Gostei muito desta iniciativa porque acho que nos mostra como é o mundo das pessoas que andam de cadeira de rodas, acho que isso é bom. Duarte Carvalho 7º1 nº7

    ResponderEliminar
  21. Esta iniciativa é excelente pois percebemos as dificuldades que as pessoas que andam em cadeira de rodas sentem ao andar na rua
    João Macedo nº15 7º1

    ResponderEliminar